A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba/SP foi premiada na 20ª Mostra de Experiência Exitosas dos Municípios, que aconteceu em Santos/SP, entre os dias 17 e 19 de abril, durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O evento foi promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP).
Com um recorde de trabalhos inscritos, este ano a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 13º Prêmio David Capistrano alcançaram um número recorde de inscrições. Um total de 1687 trabalhos foram inscritos, de 149 cidades diferentes, e destes, 15 receberam Menção Honrosa e 15 receberam o Prêmio Davi Capistrano.
A Mostra foi dividida em 12 eixos, sendo o eixo de Atenção Básica o que mais recebeu trabalhos, seguido por Promoção em Saúde e Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente (EP).
Araçatuba/SP recebeu Menção Honrosa pelo trabalho “Aqui tem Farmacêutico, Sim Senhor - O Planejamento Anual: efetivo instrumento de mudança e evolução”. O trabalho foi apresentado pela Secretária Municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente; pela Dirigente Administrativa da Divisão de Coordenação da Política de Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Canalis, e pela Diretora do Departamento de Atenção Especializada, Paula Roberta Pedruci.
O projeto, que agora vai para uma mostra nacional, passou pela reestruturação da farmácia municipal, que incluiu diversas ações, como contratação de mais farmacêuticos e auxiliares para atuarem de forma descentralizada em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), como também a qualificação profissional com cursos diversos e a criação de uma Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), dissociada do almoxarifado geral da secretaria. Fez parte, ainda, a revitalização da Comissão de Farmácia e Terapêutica, com cronograma e meta de reuniões mensais; produção de protocolos anuais e revisão anual da Relação Municipal de Medicamentos (Remume). Destaca-se, ainda, a criação do Núcleo de Assistência Farmacêutica para os atendimentos administrativos e mandados judiciais. Dentro do projeto, ainda, é preciso enfatizar a criação de uma farmácia no Pronto Socorro Municipal, com atendimento 24 horas.
A Secretária Municipal de Saúde, Carmem Sílvia Guariente, destacou o empenho da administração municipal em melhorar o acesso da população ao atendimento de qualidade, principalmente no acesso ao atendimento médico e aos medicamentos necessários. “O prefeito Dilador Borges tem liderado este trabalho de melhoria constante do serviço prestado e este projeto, em particular, é fundamental para não só melhorar a vida das pessoas, mas, acima de tudo, por salvar vidas. Foram implementadas uma série de serviços que culminaram na descentralização e universalização da nossa farmácia municipal”, disse Carmem. A dirigente administrativa Mônica Canalis e a diretora Paula Roberta Pedruci enfatizaram que o fato de o trabalho da assistência farmacêutica ter sido premiado no congresso é um reconhecimento da importância da assistência farmacêutica.
“Isso é mérito de toda a equipe do departamento, da secretária Carmem, porque conseguimos desde 2018 implementar um trabalho, colocando todas as ações no planejamento anual, seguindo as metas planejadas. Essas ações fortaleceram a Assistência Farmacêutica no município e conseguimos iniciar a oferta do cuidado farmacêutico. Esse reconhecimento, dentre tantos trabalhos importantes que foram apresentados no Congresso mostra que estamos no caminho certo e que conseguimos, nesses anos todos, um resultado muito importante”, destacam elas. Todos os premiados participarão da Mostra “Aqui tem SUS” no Congresso do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde).
Confira o Projeto abaixo:
Comments