top of page
Foto do escritorCOMUS Araçatuba - SP

Experiência Exitosa do Cuidado Farmacêutico

Atualizado: 12 de jan.


Apresentação realizada na reunião da Diretoria do Conasems, em dezembro de 2023, para a apresentação dos resultados o projeto


Desde 2018 a Secretaria de Saúde vêm trabalhando para implantar o Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica. Trata-se de um atendimento clínico realizado pelo farmacêutico aos pacientes portadores de doenças crônicas, principalmente, com foco no Diabetes e na Hipertensão Arterial. E também de atividades técnico pedagógicas junto às equipes de saúde.


A finalidade deste atendimento clínico é o acompanhamento dos pacientes para que os tratamentos farmacológicos propostos atinjam as metas terapêuticas de controle destas patologias, evitando-se as complicações de curto e longo prazo que essas doenças trazem. Visando a redução de intercorrências e atendimentos de emergência, assim como internações hospitalares e sequelas aos pacientes. 


Foram realizados mais de 04 cursos de capacitação para o cuidado por todos os farmacêuticos atuantes na Atenção Básica e também pelos auxiliares das farmácias das UBSs, fornecidos gratuitamente e na modalidade à distância, por uma parceria entre Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Conasems e Ministério da Saúde, através do PROADI SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional de Sistema Único de Saúde).


Neste último ano de 2023 o município participou da ultima fase deste projeto: Apoio à implantação do Cuidado Farmacêutico, na qual tivemos a realização das consultas clínicas apoiados por consultores técnicos a distância, oficinas de capacitação e um aplicativo para registro dos dados coletados. Esta última etapa foi realizada por 5 farmacêuticos nas UBS Pedro Perri, Maria Tereza, Umuarama II, Iporã e Centro. Em 2024 está prevista a continuidade do projeto em todas as UBS.


Através da análise dos dados deste aplicativo pode-se observar que o maior problema relacionado à farmacoterapia no município é a falta de adesão aos tratamentos. Várias foram as causas desta não adesão como: descontinuação do tratamento por reação adversa ao medicamento, falta de entendimento por parte do paciente da condição crônica do seu problema de saúde, administração incorreta dos medicamentos, entre outros.


Com base nas informações levantadas através deste projeto, a Secretaria Municipal de Saúde trabalhará com ações focadas na resolução dos problemas encontrados, direcionando não somente a atuação dos farmacêuticos, junto aos pacientes com doenças crônicas, mas também de toda equipe de saúde na Atenção Básica.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page