Servidoras da SMS (representantes do serviço banco de leite) participaram do Evento, que foi marcado por uma nova modalidade de certificação dos bancos de leite a partir de 2025.
Esse novo modelo é chamado de PCFioBLH, estratégia interunidades da Fiocruz para o fortalecimento das capacidades científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com o propósito de responder às demandas do SUS e dos países cooperantes, no âmbito da segurança alimentar e nutricional na atenção ao recém-nascido e lactente. A auditoria ocorrerá in loco através de seis eixos.
Os primeiros bancos de leite a serem visitados serão os bancos de leite referência, no nosso caso, Ribeirão Preto e São Paulo (ainda esse ano de 2024). Os eixos da certificação são: processos de trabalho, informação, infraestrutura, equipamentos, processos e controle de qualidade. Nos anos anteriores a certificação ocorria sempre em um único eixo (informação).
Também tivemos uma parte científica no evento onde foi abordado a importância do Aleitamento Materno nos 1.000 dias de vida da criança e também um outro tema sobre método canguru.
Foram homenageados alguns clubes rotáricos que apoiam as ações dos bancos de leite da grande São Paulo. E finalizando o evento os bancos de leite receberam a certificação ano base 2023. Como podem observar obtivemos 100% no eixo gestão da informação. A partir do próximo ano seremos auditados para certificação nos eixos (processo, qualificação da equipe para o trabalho, gestão da informação, equipamentos, infraestrutura e instalações).
Doe Leite, Doe Vida!
Opmerkingen